O Desafio do Brasil na Agricultura do Futuro: Eficiência de Produção x Impacto Ambiental

Que o Brasil é um dos líderes mundiais na produção agropecuária nós já sabemos há muito tempo. Mas, de repente, parece que nossa responsabilidade aumentou. Com a previsão de uma população mundial acima de 8 bilhões de habitantes por volta de 2030 a FAO prevê que o Brasil terá um papel, não só relevante, mas decisivo na produção de alimentos para o mundo. A própria FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa) já estimam que em 2024 o Brasil assumirá a liderança mundial nas exportações do setor agrícola.

É bom ouvir isso né? Com todos os problemas atuais, parece que o Brasil continua a ser o país do futuro. A diferença neste momento é que, ao falarmos assim, tudo ficou mais sério. Não é frase de efeito, que provoca piadas a respeito. O mundo vai realmente precisar do Brasil. E na produção agropecuária o mundo confia no Brasil – pelo potencial de expansão das lavouras e pela produtividade crescente.

 

agua africa

Mas vamos olhar um pouquinho para outro lado desta questão.

O setor agrícola responde por 70% da retirada de água fresca. Com o crescimento da população e a demanda por alimentos a pressão sobre esse recurso natural aumentará muito.

A ONU (Organização das Nações Unidas) informa que o mundo está perdendo Solo Agrícola num percentual equivalente a 30 campos de futebol por minuto e, nesse ritmo, o solo agricultável pode desaparecer em 60 anos.

Outro dado impressionante é que 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação. Só a salinização criada pelos homens, afeta cerca de 760 mil quilômetros quadrados de terra em todo mundo – área maior do que toda terra cultivável no Brasil! Em nosso país a área mais afetada é o Nordeste, em geral provocada por irrigação em áreas impróprias.

E vejam só! Os fertilizantes, junto com as sementes melhoradas, que foram os grandes responsáveis pela revolução na produção agrícola no mundo nos últimos 60 anos, posam agora de vilões. De diversas formas, os fertilizantes que deveriam sustentar e adubar os solos, como sempre fizeram, estão acelerando a extinção dos mesmos, segundo pesquisadores da área.

Por exemplo, segundo o CETEM (Centro de Tecnologia Mineral-MCT), após anos de intensa adição de fertilizante fosfatado, alguns países já enfrentam graves problemas relacionados à poluição por fósforo. A baixa eficiência na absorção pelas plantas combinada com o arraste pelas chuvas torrenciais, nesses solos compactados, tem provocado a poluição dos lagos, rios e aquíferos. Em alguns países já se cogita a criação de sansões aos agricultores que causarem problemas ambientais pela utilização desses fertilizantes.

Os problemas citados por pesquisadores são vários: a degradação da qualidade do solo, a poluição das fontes de água e da atmosfera e aumento da resistência de pragas. Com isso, os pesquisadores ligados à Tecnologia de Nutrição de Plantas estão trabalhando na fabricação de fertilizantes mais inteligentes e menos agressivos para as plantas e para o ambiente. Alguns exemplos podem ser os fertilizantes líquidos e biofertilizantes –  de alta eficiência no solo e utilizados em volumes bem menores que os fertilizantes tradicionais, diminuindo em muito – ou praticamente zerando, os impactos ambientais.

Este é o desafio do Brasil, mas não somente do Brasil. É o desafio do mundo! Aceitar a necessidade de produzir com alta eficiência, mas sem provocar impactos ambientais irreversíveis, devido ao tempo tão curto que temos para alimentar a população mundial crescente neste século.

Afinal, como dizia um velho professor: Tudo que funciona tem lógica, mas nem tudo que tem lógica funciona. Se continuarmos assim, a mesma tecnologia que garantirá a produção para atingir a meta estimada da FAO em 2030, será a que impedirá a mesma produção nos próximos 60 anos.

A tecnologia tem que gerar vida…e não morte!

 

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para o solo

. produtos para Casa & Agro 

www.agranda.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *