Conheça o Manual de Fertilizantes Fluidos

13686937_1747707198850625_1677518914_n

A Argentina é o principal país em termos de demanda de fertilizantes fluidos na América Latina.

Não é por acaso que um grupo de pesquisadores e técnicos, envolvidos não somente com a tecnologia, mas com o mercado, reuniu informações preciosas e editaram esse Manual de Fertilizantes Fluidos na Argentina.

No Brasil talvez chamássemos de Manual de Fertilizantes Líquidos, mas o fundamento é o mesmo: produtos fluidos ou líquidos para nutrição das plantas.

Para nós, brasileiros, que ainda estamos engatinhando na utilização de Fertilizantes Líquidos, especificamente para o solo, não deixa de ser uma novidade. Em especial pelo destaque que a Argentina tem na produção de grãos. E o Manual foca bem isso.

Outra observação que podemos fazer é que, da mesma forma que nos EUA, o direcionamento dos produtos é para o Nitrogênio. Esta é a necessidade identificada nos produtores e nas culturas.

Recentemente é que a produção de Fósforo Líquido neste país começou a crescer. E também o NPK líquido.

Vale a pena conhecer este Manual, nos seus aspectos técnicos, estatísticos, de mercado – e também históricos. Podemos ter uma ideia abrangente da utilização do Adubo Líquido no mundo e no tempo.

E passamos a conhecer também a estrutura de produção, o setor de máquinas e equipamentos, a participação dos produtores. Enfim, neste segmento de tecnologia agrícola, podemos aprender e compreender porque este mercado evoluiu tanto na Argentina. E, talvez, fazer projeções para o Brasil.

Naturalmente, quem analisar este Manual, perceberá que as necessidades do Brasil são um pouco diferentes. Nossos solos  tem suas características próprias: são ácidos, precisam de fósforo. Nossas fórmulas de Adubo Líquido não serão diferentes das fórmulas de Adubo Sólido.

Mas na essência, entenderemos que este mercado cresceu na Argentina pelos mesmos fatores que, provavelmente, farão o mercado brasileiro crescer: a eficiência do Adubo Líquido, a facilidade operacional, a redução dos custos da cadeia produtiva.

Vamos acrescentar a esses fatores um dos focos desse Blog, que é o Impacto Ambiental, não tão destacado no Manual, mas sem dúvida presente de forma implícita.

São muitos fundamentos expostos para podermos concluir que a Adubação Líquida, seja na Argentina, seja no Brasil, seja na América Latina ou no mundo, promove uma Agricultura Sustentável.

Se alguém se interessar em ter o Manual em seu arquivo, nos passe o e-mail que encaminharemos com o maior prazer.

E nos colocamos à disposição para troca de ideias e eventuais esclarecimentos.

Boa leitura! Mesmo sendo na língua espanhola…

 

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para o solo

. produtos para Casa & Agro 

www.agranda.com.br

 

12 comentários em “Conheça o Manual de Fertilizantes Fluidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *