Como plantar Melancia e ter sucesso

plantio melancia2

O Brasil é um dos maiores produtores de melancia do mundo, ficando atrás apenas do Irã, da Turquia e da China. O Rio Grande do Sul é o nosso maior produtor, seguido por Goiás e Bahia.

São muitos os benefícios da melancia. Além de ser uma fruta muito saborosa, muito versátil, podendo ser utilizada na preparação de diversos alimentos, como sorvetes, sucos, doces, é também um negócio muito importante para o Brasil, movimentando mais de R$6 bilhões somente no Varejo.

Entre as hortaliças – sim, a melancia é classificada como hortaliça! -, ela se destaca com o maior volume de produção, quase 4 bilhões de toneladas, na frente de tomate e cebola, duas hortaliças de muito consumo no Brasil.

Uma característica da cultura da melancia em nosso país é que predomina a produção familiar, com uso de muita mão de obra. Levantamentos feitos pela ABCSEM – Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, indicam que, dos custos totais de produção, a Mão de Obra representa 55%. É bastante!

E o segundo custo tem a ver com esse nosso post. Os fertilizantes representam quase 25%. Assim, somados, a Mão de Obra e o Adubo representam 80% dos custos da plantação de melancia.

O consumidor pode escolher: fruta com caroço ou fruta sem caroço, melancia com semente ou melancia sem semente. Mas a semente de melancia não vai mudar o desafio do produtor:  fazer da sua cultura de melancia um bom negócio!

Por isso a Adubação Líquida pode ajudar muito o produtor no cultivo de melancia – pela facilidade de aplicação, pelos menores custos totais e pela eficiência do produto.

plantio melancia

Plantação de Melancia.

Um exemplo?  O fósforo, no plantio de melancia, tem um papel muito importante.  Gera maior tamanho dos frutos e com qualidade superior. E o fósforo junto com o potássio aumenta a produtividade.

O Adubo Líquido, fornecendo fósforo e potássio, associado a uma linha completa para nutrição da melancia, como Cálcio, Magnésio, Nitrogênio, Enxofre, os micronutrientes, Boro, Molibdênio e Zinco, pode facilitar muito a vida do produtor, seja na cova de plantio, seja no pé da melancia.

Para o pequeno produtor é muito diferente manejar 200 Kgs/hectare, ou 4 sacas de 50 Kg, por exemplo, de um adubo à base de nitrogênio e manejar o equivalente líquido, de 20 litros. Levando em conta que, na aplicação, ainda pode ser misturado com outros produtos, como inseticidas, sem risco de incompatibilidade.

A tecnologia do Adubo Líquido via solo, substituindo o adubo granulado, pode ser uma ótima opção para o pequeno produtor no universo das Frutas e Verduras em geral e na plantação de melancia em particular.

O plantio da melancia está acontecendo neste mês de agosto em várias regiões do país. O produtor já está acostumado, os preços do mercado sobem e descem em função de vários fatores, mas o consumo sempre aumenta com o aumento da temperatura e calor. O preço de venda dependerá sempre do volume da oferta do produto e da demanda pelo consumidor. Estes fatores estão fora do controle do produtor.

Mas o produtor pode ter um pouco mais de  controle sobre seus custos, sobre a tecnologia utilizada, sobre a produção e a produtividade da sua lavoura de melancia. Isto ele pode analisar, avaliar, escolher e controlar.

Menores custos, mais facilidade na operação de plantio e manutenção, mais eficiência no aproveitamento dos nutrientes, esses são os benefícios que o Adubo Líquido no solo pode proporcionar ao produtor  para o cultivo de melancia…com sucesso!

melancia

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para solo

. produtos para Casa & Agro

www.agranda.com.br

 

2 comentários em “Como plantar Melancia e ter sucesso

  • vc pode mim ajudar qual o melhor adubo para planta melancia na area areia.e a formula certa pra o crecimento do fruto ja plantei mais os frutos ficarao pequenos e sem doce pode mim ajuda por favor

    • Olá Joares, desculpe a demora por responder. A Melancia reage as condições de solo. Então a primeira coisa é saber como está a acidez ou o pH. Temos adubos líquidos com Cálcio e Magnésio que pode ajudar rápido, aplicando no sulco ou cova de plantio. E há o adubo de plantio que pode ser uma formula NPK correspondente a 10-20-10. E há a cobertura equivalente a formula 22-00-22. Esta adubação dá equilibrio nutricional a melancia. A quantidade depende das condições de solo, mas, em geral, com adubação liquida equivale a uns 15 L / hectare. Ficamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *