O feijão pode ser plantado em três épocas distintas:
Feijão das águas: Agosto – Meados de Outubro
Feijão da seca: Janeiro – Fevereiro
Feijão de inverno: Maio – Junho
Pelo menos metade da produção nacional é alcançada na segunda safra (seca), enquanto que a terceira safra (inverno) representa o menor valor, aproximadamente 10% do valor do volume produzido.
As áreas de pivô central são normalmente aquelas de maior rendimento, com valores médios de até 5 vezes superior as áreas convencionais, ou sem irrigação.
O espaçamento e densidade de plantio: para as cultivares comuns, utilizar a distância de 45-50 cm entre linhas, procurando obter 10 plantas adultas por metro linear na colheita.
Cultivares precoces e de menor porte admitem plantios de 40 – 50 cm entre linhas e densidade de 12 a 15 plantas por metro.
Dependendo da cultivar e espaçamento, utiliza-se 60 – 90 kgs/hectare de sementes.
Calagem e adubação : devem basear-se em resultados da análise de solo. Em condições de solo ácido e de baixa fertilidade, a correção da acidez e a adubação estão incluídas entre as práticas que tem proporcionado os maiores incrementos na produtividade do feijoeiro.
O feijão é uma das espécies que mais responde à adubação orgânica.
É importante manter a cultura do feijão livre de ervas daninhas e o controle das pragas e doenças é a garantia para obtenção de lavouras produtivas.
Cultivares com destaque no Mercado :

Feijão Carioca TAA DAMA
Vantagens:
- Longa durabilidade da cor clara do grão por mais de um ano.
- Alto teto produtivo e ampla adaptação.
- Alto rendimento de peneira.
- Resistência às adversidades sanitárias dos sistemas irrigados.
- Tolerante à chuva na colheita.

Feijão Carioca TAA BOLA CHEIA
Vantagens :
- Alta produtividade
- Alto rendimento de peneiras
- Ampla adaptação
- Grão com excelente qualidade comercial e culinária, cozimento em 15 minutos
- No dia da colheita devido à cor e tamanho dos grãos pega melhor preço de mercado.

Feijão Carioca TAA GOL
Vantagens :
- Super precoce: 65 a 75 dias
- Em áreas irrigadas na rotação de culturas, por ser muito precoce garante até 3 plantios / ano.
- Excelente qualidade de grãos e mercado.
- Alto rendimento de peneiras na classificação.
- Tolerante ao calor e aos nematóides.

Feijão Carioca BRS ESTILO
Vantagens:
- Porte ereto da planta.
- Bom potencial produtivo.
- Ampla adaptação.
ATENÇÃO!
Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!
Agranda Sementes:
. sementes para todas as culturas
. adubos líquidos para solo
. produtos para Casa & Agro
Boa tarde. Utilizei a cultivar de feijão carioca TAA GOL 65-75 em um experimento onde simulei deficiência hídrica com manitol e choque térmico (7ºC), durante a embebição. Como resultado obtive que o choque térmico não influenciou na germinação das sementes.
Gostaria de saber se uma das características da cultivar seria tolerância a baixas temperaturas.
Muito grata!
Aguardo respostas!
Olá Gabriela, bom dia!
Sobre esta sua consulta, não temos uma resposta objetiva para a característica de tolerância a baixas temperaturas. A informação que temos sobre a planta é uma tolerância ao calor. Mas por este resultado que você informa seria interessante considerar a hipótese de ter utilizado uma semente com alto vigor (não sei se foi possível medir). O % mínimo de germinação em feijão, pela legislação, é 80%, mas temos comercializado lotes acima de 90%. Isto depende muito da época da colheita – o mais próximo possível do ponto de maturação fisiológica da semente, do procedimento de secagem e do armazenamento. Uma semente com vigor alto acaba refletindo inicialmente num alto % de germinação e o choque térmico de baixas temperaturas pode não afetar a germinação ou a emergência, gerando plântulas ou plantas normais. Considere como uma opinião. Ficamos à disposição para o que precisar. Eng. Agr. José Luiz – Equipe Solotec.