Sistema ILP – Integração Lavoura e Pecuária com Milho Safrinha, Brachiaria e Feijão Guandu Anão

 

O Sistema ILP consiste na integração sustentável entre lavoura e pecuária, utilizando o consórcio de milho safrinha com guandu anão e brachiaria, para engorda de bovinos no período da seca, na palhada de milho + brachiaria + feijão guandu anão e aumento da produtividade da soja subsequente.

 

Implantação do Sistema:

Utilizar 40 kgs / hectare de sementes de feijão guandu anão e 5 kgs de brachiaria brizantha MG 5.

. Época de semeadura: o período de semeadura é 15 de janeiro a 15 de março, nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte, sendo a época ideal no mês de fevereiro

. Semeadura: dessecar a resteva da cultura anterior;

1. Feijão guandu anão e brachiaria a lanço, usando plantadeira adequada ou semeadura imediata do milho;

2. O milho pode ser semeado em linha dupla de 0,5 metro, com uma linha de feijão guandu no espaçamento de 1 metro.

. Tratos Culturais: Utilizar os mesmos tratos culturais do milho solteiro: população, espaçamento, inseticida, fungicida, adubação e colheita.

 

Vantagens do Sistema ILP:

. Aumento da capacidade de produção da área pelo enriquecimento com nitrogênio retirado gratuitamente do ar pela soja e o feijão guandu;

. Aumento da matéria orgânica pela formação de massa verde e dejetos bovinos deixados no solo;

. Escarificação e reciclagem de nutrientes no solo através das raízes do feijão guandu e brachiaria;

. Aumento da rentabilidade econômica pela receita de três safras por ano, sendo uma +- 65 sacas / ha de soja, +- 170 sacas / ha de milho e +- 12 a 16 @ de boi / ha – no período das secas.

Vantagens do Feijão Guandu Anão:

O feijão guandu anão é uma planta com capacidade de fixar elevadas quantidades de nitrogênio, produzir uma fitomassa bastante satisfatória.

É resistente ao nematóide Pratylenchus e percevejo castanho e é tolerante aos nematóides de galhas.

Empregado no consórcio como adubação verde e alimentação animal, proporciona o pastejo após a colheita do milho junto com a brachiaria.

É uma planta que apresenta sistema radicular pivotante, com grande capacidade de reciclar nutrientes no solo e matéria verde bastante apreciada pelos animais. Apresenta na fase de florescimento teores que variam de 10 a 16% de proteína bruta.

 

 

Depoimento:

O agricultor Sr. Anterio Manica, com 500 hectares de milho safrinha + feijão guandu + brachiaria, na Fazenda Santo Antonio, em Unaí-MG, colheu 170 sacas / ha de milho, engordou 3.000 cabeças na seca e colheu 65 sacas / ha de soja, na sequência.

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para solo

. produtos para Casa & Agro

www.agranda.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *