O Sistema ILP consiste na integração sustentável entre lavoura e pecuária, utilizando o consórcio de milho safrinha com guandu anão e brachiaria, para engorda de bovinos no período da seca, na palhada de milho + brachiaria + feijão guandu anão e aumento da produtividade da soja subsequente.
Implantação do Sistema:
Utilizar 40 kgs / hectare de sementes de feijão guandu anão e 5 kgs de brachiaria brizantha MG 5.
. Época de semeadura: o período de semeadura é 15 de janeiro a 15 de março, nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte, sendo a época ideal no mês de fevereiro
. Semeadura: dessecar a resteva da cultura anterior;
1. Feijão guandu anão e brachiaria a lanço, usando plantadeira adequada ou semeadura imediata do milho;
2. O milho pode ser semeado em linha dupla de 0,5 metro, com uma linha de feijão guandu no espaçamento de 1 metro.
. Tratos Culturais: Utilizar os mesmos tratos culturais do milho solteiro: população, espaçamento, inseticida, fungicida, adubação e colheita.
Vantagens do Sistema ILP:
. Aumento da capacidade de produção da área pelo enriquecimento com nitrogênio retirado gratuitamente do ar pela soja e o feijão guandu;
. Aumento da matéria orgânica pela formação de massa verde e dejetos bovinos deixados no solo;
. Escarificação e reciclagem de nutrientes no solo através das raízes do feijão guandu e brachiaria;
. Aumento da rentabilidade econômica pela receita de três safras por ano, sendo uma +- 65 sacas / ha de soja, +- 170 sacas / ha de milho e +- 12 a 16 @ de boi / ha – no período das secas.
Vantagens do Feijão Guandu Anão:
O feijão guandu anão é uma planta com capacidade de fixar elevadas quantidades de nitrogênio, produzir uma fitomassa bastante satisfatória.
É resistente ao nematóide Pratylenchus e percevejo castanho e é tolerante aos nematóides de galhas.
Empregado no consórcio como adubação verde e alimentação animal, proporciona o pastejo após a colheita do milho junto com a brachiaria.
É uma planta que apresenta sistema radicular pivotante, com grande capacidade de reciclar nutrientes no solo e matéria verde bastante apreciada pelos animais. Apresenta na fase de florescimento teores que variam de 10 a 16% de proteína bruta.
Depoimento:
O agricultor Sr. Anterio Manica, com 500 hectares de milho safrinha + feijão guandu + brachiaria, na Fazenda Santo Antonio, em Unaí-MG, colheu 170 sacas / ha de milho, engordou 3.000 cabeças na seca e colheu 65 sacas / ha de soja, na sequência.
ATENÇÃO!
Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!
Agranda Sementes:
. sementes para todas as culturas
. adubos líquidos para solo
. produtos para Casa & Agro