A cultura do Trigo – novos rumos para o Brasil

 

Triticultura – novos rumos

 

A cultura do trigo é de fundamental importância no sistema de produção agrícola do Centro-Sul e Sul do Brasil, sendo uma cultura economicamente viável no período do inverno.

Na quase totalidade das cultivares disponíveis no mercado a avaliação é que são de boa qualidade industrial, sendo a maioria de classe comercial trigo pão e algumas na classe melhorador.

O Brasil se coloca entre os países que mais importam este cereal, tendo como desafio tornar a cultura competitiva frente aos demais países produtores, especialmente no Mercosul.

Nos últimos cinco anos nota-se um aumento no uso de tecnologias, como maior controle de doenças pelo uso de fungicidas, inclusive de forma preventiva, o que tem permitido o uso de cultivares mais produtivas que exigem melhor controle fitossanitário.

Com controle das doenças e pragas associado ao cultivo correto em terras férteis e bem adubadas, a qualidade do produto tem melhorado consideravelmente, podendo ter qualidade superior ao importado.

Além da região Sul, expressiva é a evolução do trigo irrigado no cerrado, tendo hoje muito mais importância que há alguns anos, que com certeza continuará evoluindo pelo entusiasmo dos agricultores que o cultiva.

 

 

Recomendações Técnicas

As indicações, tanto de cultivares, como das épocas de semeaduras, são as que têm maiores probabilidades de mais altos rendimentos, entretanto devido à instabilidade de clima para dar mais segurança ao negócio, é conveniente que o triticultor semeie cultivares de tipos diferentes quanto às características agronômicas e reação às doenças.

A população de plantas deve ficar em torno de 300 a 350 plantas/m². O consumo aproximado é de 145 kgs/ha de sementes.

Faça uma adubação equilibrada, de acordo com a análise de solo, lembrando-se da importância da adubação de cobertura com Nitrogênio de até 40 kgs / ha de adubo granulado ou 5 L/ha do adubo líquido, em função da quantidade de matéria orgânica no solo.

O controle de doenças é fundamental para a cultura do trigo, devendo ser rigorosamente monitorado durante o emborrachamento e florescimento.

Efetuar o monitoramento ou acompanhamento da população de pragas atentamente, preocupando-se principalmente com os pulgões, comuns em períodos mais secos. As lagartas devem ser controladas quando estas ocorrem a um nível de dano econômico.

Colher o trigo quando a lavoura atingir em torno de 16% de umidade nos grãos.

 

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para solo

. produtos para Casa & Agro

www.agranda.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *