Dicas de plantio para Abóbora Japonesa / Tetsukabuto

Esta abóbora tem maior potencial se cultivada em clima quente. Em geral, as cultivares disponíveis não toleram muito as temperaturas baixas e muito menos as geadas. Por outro lado, temperaturas acima de 35° C podem causar queima dos frutos.

Outra dica importante é reduzir a irrigação na fase de florada, visando proporcionar ambiente mais favorável para os agentes polinizadores. O excesso de chuvas ou de irrigação na fase de florescimento afetam a fertilização e por consequência a produtividade.

O sucesso no cultivo da Abóbora Tetsukabuto depende muito da eficiência na polinização. A cultura tem a característica de apresentar flores estéreis, então a adição de 20% de polinizadores na lavoura é uma exigência técnica. Esses polinizadores são outros tipos de abóboras, como: Menina Brasileira, Moranga Coroa e Goianinha. A proporção de plantio, entre a Tetsukabuto e o Polinizador, deve seguir a seguinte proporção: 4/1, 8/1 ou 8/2. Os polinizadores dever ser semeados uns 15 a 20 dias antes.

 

Atualmente há no mercado cultivares que já são vendidos com polinizadores na proporção recomendada, não havendo preocupação com plantio adicional e antecipado do polinizador. As sementes são  vendidas prontas para a semeadura.

É necessário atenção na observação sobre apodrecimento da ponta do fruto que é devido a deficiência de cálcio ou pode ser por má polinização. Por isso é bom destacar a importância das abelhas-operárias na polinização. evitando-se a pulverização de inseticidas no periodo da manhã. Adicionar caixas de abelhas é outra recomendação – 1 caixa de abelha por hectare é desejável.

Algumas doenças e pragas podem ocorrer na cultura desta abóbora.

As doenças podem ser: Mancha de Alternária, Mancha Foliar, Míldio, Oídio, Mancha de Cercóspora, Sarna, Crestamento Gomoso, Murcha de Fusário, dentre outras.

As pragas mais comuns são: Ácaro rajado, Broca das cucurbitáceas, Broca grande do fruto, Gorgulho, Lagarta rosca, Mosca das Frutas, dentre outras.

A melhor forma de controlar pragas e doenças ainda é através de um manejo adequado, como: adubação equilibrada, eliminação de restos de culturas contaminados, controle das irrigações, cultivares resistentes, sementes certificadas, rotação de culturas (diferentes da abóbora), plantio em épocas favoráveis e também com manejo integrado de pragas (MIP).

Essas dicas também são válidas para outras abóboras como: Menina Brasileira, Moranga e Abóbora Seca.

Na Loja da Agranda Sementes – www.agranda.com.br, você encontra opções de cultivares para ter sucesso em seu plantio.

 

 

ATENÇÃO!

Temos várias ofertas de produtos em nossas Lojas, com ótimas condições para compra, como FRETE GRÁTIS e parcelamento no cartão de crédito. Visite-nos!

Agranda Sementes:

. sementes para todas as culturas

. adubos líquidos para solo

. produtos para Casa & Agro

www.agranda.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *